6 Alimentos que gestantes precisam evitar

17 de abril de 2018

Alimentos que gestantes precisam evitar

Durante a gravidez, é fundamental redobrar a atenção com a saúde, afinal, as mudanças no organismo e a geração de um novo ser exigem muito do corpo da mulher. Na verdade, as restrições são poucas, e a futura mamãe pode comer quase tudo. Porém, é melhor manter distância de alguns alimentos que podem atrapalhar a formação do bebê. Então conheça os alimentos que gestantes precisam evitar durante a gravidez:

1) Peixes e frutos do mar crus

Alimentos que gestantes precisam evitar

Esses são alimentos que podem conter parasitas prejudiciais à saúde, como a bactéria Listeria, causadora da Listeriose, uma doença de poucos sintomas, mas que pode afetar o desenvolvimento do bebê, e levar até mesmo ao aborto espontâneo ou parto prematuro. O peixe cru pode ser consumido sem problemas caso tenha sido congelado antes, pois o processo de congelamento, assim como o de cozimento, mata eventuais agentes patogênicos.

Peixes como cação, peixe-espada e tubarão, devem ser evitados em qualquer circunstâncias, pois podem conter altos níveis de mercúrio.

2) Leites e queijos não-pasteurizados

Alimentos que gestantes precisam evitar

Os médicos recomendam evitar queijos e leites não-pasteurizados, pois correm alto risco de contaminação.  Evite queijos como o brie, camembert, gorgonzola, roquefort ou do tipo frescal, também conhecido como “queijo minas”. Esses queijos também são passíveis de conter a bactéria Listeria que já citamos.

3) Ovos crus

Alimentos que gestantes precisam evitar

Nada de ovos em massa de bolo, gemada, maionese, molhos e sobremesas que levam ovo na receita (como o mousse, por exemplo). Ovos fritos ou cozidos também devem estar com a gema bem passadinha. A precaução é porque podem conter a bactéria salmonela, que pode causar diarreias graves, vômitos, febre e morte.

4) Bebidas com cafeína

Alimentos que gestantes precisam evitar

Evite tomar café, refrigerantes do tipo cola, chá verde, chá preto e chá mate. A cafeína aumenta as secreções gástricas e faz com que o risco de refluxo seja maior. Além disso, esse grupo de bebidas também aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca, podendo prejudicar o bebê.

5) Embutidos

Alimentos que gestantes precisam evitar

Os alimentos processados, como salame, presunto, mortadela, salsicha, defumados, etc. tem grandes chances de portar a bactéria monocytogenes, que causa intoxicação alimentar, e pode resultar em aborto espontâneo, bebê prematuro, ou infecções graves no recém-nascido.

6) Bebidas alcoólicas

Alimentos que gestantes precisam evitar

As bebidas alcoólicas, de qualquer tipo, afetam o desenvolvimento de células de oxigênio e atrapalham a transmissão de nutrientes da mãe para o bebê, prejudicando assim o desenvolvimento do feto como um todo. A ingestão de álcool durante a gravidez pode causar problemas futuros nos aspectos físicos e intelectuais da criança, como o retardo no crescimento, déficit de atenção, memória e aprendizado.

Deixe um comentário

Solve : *
19 − 16 =


%d blogueiros gostam disto: