Endometriose

2 10 de outubro de 2017

O que é a Endometriose?

Endometriose vem da palavra endométrio, que é o tecido que recobre o útero internamente e é neste tecido que o embrião é implantado ao chegar na cavidade uterina. Assim sendo a endometriose é a presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina.

Não se sabe a causa, muito menos porque essa doença aparece. Está claro que sua persistência e seu crescimento são estimulados pela liberação cíclica dos hormônios ovarianos especialmente o estrogênio.

As mulheres que tem familiares de primeiro grau afetadas por esta patologia apresentam o risco 7 vezes maior de desenvolver endometriose, sugerindo que ela pode ser transmitida de uma forma poligenética multifatorial.

Agendar Avaliação

Como se forma a endometriose?

A teoria mais aceita é que fragmentos de endométrio são transportados de forma retrograda através da Trompa de Falópio, durante o período menstrual, se implantando na cavidade peritoneal e originando a endometriose. Foi demonstrado que se fizermos uma laparoscopia em todas as mulheres 80% apresentarão sangue e endométrio na cavidade peritoneal; posteriormente algumas destas mulheres sofrerão implante deste tecido e desenvolverão a doença.

Sintomatologia da endometriose

  • 40% das mulheres são assintomáticas. Uma mulher com endometriose estágio IV pode ser assintomática;
  • Dor pélvica, ciclo dependente e com exacerbação pré-menstrual. Piora durante a menstruação;
  • Cólica progressiva , dores pélvicas inespecíficas e mal definidas ou cólicas intestinais cíclicas. A cólica menstrual de forte intensidade pode estar ausente em 20-40% dos casos;
  • Anovulação em 11-27%;
  • Sangramento pré-menstrual é frequente (corrimento marrom);
  • Dor na relação sexual em determinadas posições;
  • Ovulação Dolorosa;
  • Diarreia durante a menstruação;
  • Infertilidade.

Tratamento da endometriose

O Tratamento da endometriose é individualizado e depende de uma série de fatores para podermos escolher o melhor caminho.

Pode ser cirúrgico através de Videolaparoscopia, Clinico e através da fertilização in vitro nos casos de infertilidade.

Agendamento
Agende já a sua consulta
Comments (2)
Michele Lima PedrosoOctober 12Reply
Boa noite ! Me chamo Michele ,fui diagnosticada com endometriose leve, fiz o procedimento de vídeo laparoscopia em 10 /05/2019 . E até agora não consegui engravidar É normal ? E quanto tempo depois da cirurgia demora pra engravidar ? E em quanto tempo depois a endometriose pode volta ?? Me ajude por favor já faz 4 anos que estou tentando realizar meu sonho de ser mãe .
Dharma SaúdeNovember 5Reply
Olá Michele Lima, peço que venha em minha clínica e traga todos os exames, assim, vou avaliar e ver o melhor caminho.

Deixe um comentário

Solve : *
14 − 4 =


%d blogueiros gostam disto: