5 dicas simples para evitar a ansiedade

24 de abril de 2018

Dicas para evitar a ansiedade

Quem sofre de ansiedade, sabe como é difícil e até mesmo doloroso lidar com os sentimentos de preocupação constantes e incontroláveis, que pode também resultar em problemas físicos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o transtorno de ansiedade está presente em cerca de 9,3% dos brasileiros.

A ansiedade não escolhe idade e nem gênero específico. Contudo, para a OMS, as mulheres são um pouco mais propensas a ter essa doença, devido a fatores como a menarca, maternidade e menopausa.

Identificar quem sofre com ansiedade não é simples, pois alguns sentimentos são comuns em todas as pessoas, e a ansiedade pode ser corriqueira, aparecendo em momentos cruciais de nossas vidas, como uma prova, um evento ou um encontro.

Os problemas que acarretam a carga emocional são o nervosismo, inquietude, incapacidade de controlar os pensamentos de preocupação, dificuldade em manter a concentração e o aprendizado. Já os sintomas físicos são dores musculares, sensação de fraqueza, taquicardia, falta de ar, tremores, suor excessivo, dores de cabeça, problemas intestinais (diarreia), náuseas, aumento da temperatura corporal e sensação de afogamento.

Porém algumas pequenas atitudes podem ajudar a evitar a ansiedade, ou aliviar os seus sintomas. Confira:

1) Pratique atividade física

A prática de atividades físicas eleva a produção de serotonina, substância responsável pela produção de prazer e bem-estar. Caminhar, praticar esportes ou danças são ótimas opções.

2) Escute sua música preferida

Cientistas canadenses da Universidade de McGill relataram que ouvir música aumenta a produção de dopamina, substância relacionada ao prazer. Quando ouvimos aquilo que gostamos, ficamos mais excitados e felizes.

3) Preze pela organização

Trabalhar, morar ou estudar em um ambiente organizado ajuda no equilíbrio externo e interno. Quando as coisas de fora estão no seu devido lugar, logo, as de dentro também estarão.

4) Busque terapias alternativas

Existem diversos tratamentos alternativos que ajudam a controlar a ansiedade. A Yoga é uma dessas alternativas. Relaxa a mente e fortalece os músculos, além de propiciar disciplina e melhora na respiração. É indispensável para quem procura equilíbrio e controle da ansiedade.

5) Cuide de si mesmo e esteja com quem você ama

Sempre priorize sua saúde mental e física. Nenhum desgaste é maior que seu bem-estar. Amar a si próprio é um ato altruísta em tempos tão difíceis e conturbados. Estar com a família ou amigos também é um remédio contra a ansiedade. Dividir nossos momentos com aqueles que amamos é fundamental, além de ser um gesto acolhedor e amoroso.

Postado no Blog | Tags: , , ,

Deixe um comentário

Solve : *
13 + 26 =


%d blogueiros gostam disto: